Landing Page mais eficazes
Às vezes chamada de página de captura de leads, a landing page é aquela que aparece quando o usuário clica em um anúncio ou link de de site de busca. A página exibe conteúdo que tem como objetivo causar uma ação por parte do usuário e transformá-lo em um cliente.
Se muitas pessoas estão visitando a landing page, mas não concluindo a ação desejada. Então a página não está tendo sucesso. O objetivo da página é convencer o visitante a ficar e preencher um formulário, comprar algo, inscrever-se para receber um boletim informativo, etc.
Uma conversão é quando o cliente potencial realiza a ação desejada na landing page. Para que o visualizador conclua a tarefa dada a ele, o designer precisa torná-lo o mais fácil possível, e o mais claro possível para que o cliente entenda o que é exigido dele.
Dicas para tornar suas landing page mais eficazes
- Defina a atividade de conversão . Certifique-se de que haja uma ação explícita para o público realizar. Se o objetivo da página é vender um produto. Em seguida, deve haver um botão cta “comprar agora”.
- Livre-se de elementos extras que não estão relacionados ao objetivo da página . Esta não é uma página inicial, portanto, deve haver apenas uma mensagem: o propósito da página inicial.
- Mantenha o mesmo design entre a página de destino e o anúncio . A melhor maneira de informar aos visitantes que eles navegaram para o site correto é usar os mesmos elementos criativos do anúncio.
- Não direcione para outras áreas do site . As landing page não querem que os visitantes vaguem para outra página. Ao fornecer links para outras áreas do site, o designer está incentivando o visitante a sair da página, muito provavelmente antes que a ação desejada seja concluída.
- Conduza o visitante ao local da conversão. Use todos os elementos da caixa de ferramentas do designer (mas não exagere e distraia o visitante) para direcionar o olhar e o mouse para o botão de conversão.
- Não usar gramática incorreta . As primeiras impressões são tudo, e a gramática ruim pode diminuir a credibilidade do site.
Transmita confiança e respeito por meio de depoimentos e suporte visível ao cliente . Nem todos os visitantes estão familiarizados com a marca que o designer está vendendo, por isso é fundamental ajudar o cliente em potencial a se sentir confortável, especialmente se estiver sendo solicitado a fornecer informações pessoais.
O que torna uma landing page excelente? Bem, adicione a palavra “estático” ao título e você terá um bom começo. O texto estático repetirá palavras-chave, pois resume a descrição de seu produto ou serviço. Lembre-se de que uma página de destino válida tem escopo estreito e muito específico. Você deseja saturar a página com conteúdo relevante para que os principais mecanismos de pesquisa reconheçam a página como sendo de importância superior para essas palavras-chave e atribuam a ela uma posição mais elevada nos resultados da pesquisa.
Você também deseja que o visitante “chegue” exatamente onde gostaria , em uma página rica em conteúdo para o que está procurando, não diluída por informações irrelevantes e autopromoção.
O marketing digital abre o mundo inteiro a um custo mínimo. Ele faz o mesmo com o seu concorrente, então você deve estar no topo para se destacar. Aqui está o que você precisa realizar na primeira visita:
- Capture e mantenha o interesse de um visitante da página nos primeiros 15 segundos;
- Faça o visitante a realizar alguma ação;
- Ofereça algo de valor real gratuitamente – capture e-mail;
Você só pode fazer muito com um novo visitante. Se você tem um produto que normalmente é vendido na Internet, uma landing page específica para uma categoria (cursos, e-books etc.) provavelmente aumentará essas vendas para um nível muito mais alto do que poderia ser realizado de outra forma . Itens mais caros exigem que você desenvolva confiança e seja considerado um especialista nesses itens. A landing page estabelece exatamente isso.
Evite alguns erros que acabam determinando o insucesso
- Apelo à ação pouco claro : certifique-se de que o seu apelo à ação é óbvio. Headlines claras e concisas precisam ser a parte mais proeminente de qualquer landing page;
- Muitas opções : mantenha o número de links em sua página de destino ao mínimo. Lembre-se de que queremos que o visitante clique no link relacionado a headline, não em qualquer outro lugar;
- Pedir informações demais : Minimize a barreira de entrada, não tente capturar muitas informações do leitor.
- Distrações visuais : Sempre que possível, use um design minimalista.
- Falta de confiança : existe uma boa possibilidade de que as pessoas não cliquem porque não confiam em você. Publique com destaque com quem sua empresa trabalha e em quais associações você está envolvido. Coloque logotipos ou símbolos de confiança acima da dobra sempre que possível.
Enfim, são fatores simples que devem estar a frente de qualquer landing page que você quer de fato gerar conversão !