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Como criar uma landing page eficiente

Eficiência é a palavra chave mais usada quando falamos em otimização, e isso esta relacionado a inúmeros fatores que podem ajudar nos resultados eficientes de uma landing page, este artigo esta baseado exatamente neste contexto, onde irei abordar critérios importantes para que você possa entender a landing page como um ativo importante do seu negócio.

Inicialmente você deve ter em mente qual a sua necessidade de criar uma landing page e qual a função da mesma

Função de uma landing page ?

Uma Landing page basicamente é a porta de entrada de um site, ou seja, é a página principal que o público originado de tráfego pago ou orgânico irá visualizar.

Qual a necessidade de uma Landing Page ?

Considere usar uma landing page em diversos momentos, porém analise algumas dores de sua página, tais como:

  • Taxa de rejeição: O seu público não permanece na página e a taxa de conversão é baixa;
  • Investimento continuo de tráfego pago e % baixo de conversão;
  • Público A – Desktop converte mais que B – Mobile , ou seja, layout não responsivo;
  • Página lenta, originando uma aumento de rejeição.

 

Quando usar uma Landing Page?

Um dos erros mais comuns que enxergo hoje é imaginar que o uso de uma landing page é aplicada somente em produtos de marketing digital, porém empresas de todo o mundo começaram a entender que centralizar a informação, promovendo uma única página torna seu retorno de investimento em campanha algo mais consistente. Mas acalme-se, isso se aplica claro, não pelo porte da empresa, e sim, pelo produto ou serviço oferecido.

Vantagens em usar uma Landing Page ?

  • Testar diferentes páginas A/B verificando o comportamento do usuário;
  • Menor custo de manutenção relacionado a atualização;
  • Direcionamento correto de públicos;
  • Maior conversão em uma única página;

 

Existem casos que uma landing page se tornou tão eficiente, que o uso dela acabou se tornando case de sucesso para determinados produtos, visto que o cliente não perdia o foco ao clicar em links que levava para outra página, então, todas as informações do produto foram colocadas de maneira estratégica, iniciando por uma Headline criativaque conversava com seu público. Lógico que podemos sempre iniciar testando um modelo até identificar um modelo ideal para o negócio.

Erros comuns em Landing Page ?

  • Falta de copy, que é o conteúdo textual que irá conversar com o seu público;
  • Imagens de baixa qualidade e que não apresenta a ideia;
  • Falta de Call Action;
  • Vídeos longos;
  • Cores erradas;
  • Titulo (headline) que não mante seu público na página;

 

2 Mitos sobre Landing Page

  • Meu modelo é perfeito, acalme-se, o seu modelo sofrerá constantes atualizações e quem define esta necessidade é o resultado e comportamento do seu público;
  • Minha empresa não se encaixa em uma Landing Page, considere apresentar sua empresa de maneira objetiva, conversando com o seu público de forma direcionada;

 

Uma landing page claramente deve ser pensada de maneira intuitiva e clara, porém com uma layout que envolva seu público com o conteúdo. Um dos exemplos mais comuns que uso é, quando uma pessoa entra na loja para comprar um carro, mesmo tendo dinheiro para comprar somente o popular, ela sai da loja pensando no mais caro que estava em destaque na mesma loja. Por que ? Um dos fatores para este comportamento é o design do produto. Por isso pense sempre que a sua landing page deve ser algo que use recursos como cores e conteúdo diagramado corretamente para promover o envolvimento.

Portanto nunca se esqueça que a Landing Page é apenas um parte do processo que você irá utilizar para alcançar seu sucesso, todas as ações são parte de um fluxo de melhoria continua, conforme abaixo.

Landing Page
Landing Page

Clico PDCA de uma Landing Page

  • Plan: Planejar antes de criar é algo fundamental, otimizando assim seus processos;
  • Do: Agir constantemente analisando o comportamento do seu público;
  • Check: Verificar sempre os resultados relacionado as suas campanhas e a necessidade de alterações;
  • Action: Melhoria sempre, nunca pare de pensar em melhoria, gerando cada dia mais otimização de resultados.

 

Por fim, pense na landing page como uma engrenagem de todo um processo que precisa de constante atualização com foco em melhoria continua. Pois a ideia principal além de promover um produto e criar uma relação continua com o seu público, tornando-se referência em um produto ou serviço. Então, quando pensar em landing page, não pense em facilidades, pense em um processo que necessidade ser compreendido antes de tudo.

 

Zafenate Desidério

Zafenate Desidério

Desenvolvedor atendendo mais de 600 clientes no Brasil e exterior nos mais diversos nichos como fotógrafos, indústrias e marketing digital. Atualmente com portfólio voltado para o segmento de marketing digital para info produtores e afiliados das plataformas Hotmart , Eduzz e Monetize. Desenvolveu o curso baseado em experiência prática considerando tráfego, usabilidade de usuário e conversão.

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